O que comer antes e após o treino?
Já se foi a ideia equivocada de que não é preciso se preocupar com a alimentação que cerca o horário do treino. Pelo contrário: ela é muito importante para que você ganhe energia para trabalhar os músculos e o metabolismo, manter sua massa magra (além de ganhar mais) e queimar gordura apropriadamente. Portanto, fazer somente os exercícios não basta: para atingir os resultados desejados, é preciso prestar atenção no que faz o seu corpo consumir mais.
O pré-treino, por exemplo, exige alimentos que ajudam a evitar a perda de massa magra e ainda agilizam o emagrecimento, garantindo a manutenção corporal adequada para a maneira como você treina. A comida certa também melhora o seu desempenho durante os exercícios e a sua condição física no fim. Já o pós-treino tem efeito reparador e protetor ao mesmo tempo.
PARA ANTES DE TREINAR:
- Carboidratos de fácil digestão, como batata-doce, tapioca, mandioca e frutas.
- Proteínas: ovos, atum, peito de peru, frango.
- Água!
- Evite: fibras e gordura em excesso.
PARA DEPOIS DE TREINAR:
- Proteínas, pra quê te quero? Pra recuperar os músculos! Invista em carnes, ovos, queijos, iogurtes com baixo teor de gordura (e bastante proteína), soja e outras leguminosas.
Carboidratos: especialmente se a atividade foi intensa, o carboidrato é obrigatório, pois ele repõe os estoques de energia (que gastamos durante o treino) e preserva a massa magra (assim, nosso corpo não utiliza as proteínas como fonte de energia);
Whey protein: como o peso das moléculas de whey são leves, esse suplemento se torna de rápida absorção.
Mas lembre-se: caso você faça uma refeição pré-treino somente uma hora antes, priorize os carboidratos ao invés das proteínas. Se for menos de uma hora, escolha pães e biscoitos, que ficam menos tempo no estômago e dão a energia necessária.
![](https://static.wixstatic.com/media/21f064_e27278d40a264ceb995aa00654a01a1d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_700,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/21f064_e27278d40a264ceb995aa00654a01a1d~mv2.jpg)